Planos de Aula

Essa página contém os Planos de Aula que podem ser utilizados nas aulas de
Empreendedorismo no Ensino Médio.

1º AnoProjeto Intraempreendedor na escola
3º BimestrreBuscando soluções para o problema
SemanaTópicoDuração
21Priorizando problemas3 aulas
Habilidades
CódigoEM13EMP303.RJ03
DescriçãoAprender a utilizar instrumentos e ferramentas para mapeamento, análise e otimização de processos de trabalho.
MetodologiaMetodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em equipe.
RecursosSala de aula convencional; dispositivos com acesso à Internet; caderno, lápis, caneta.
Dinâmica
1. Cada equipe lê a postagem "Atolado em problemas" e assiste aos vídeos sugeridos na postagem, em um tempo determinado pelo professor;
2. As equipes são desafiadas a responderem a duas perguntas: "De qual vídeo vocês mais gostaram e por quê?" e "O que vocês entendera, sobre Matriz GUT?"
3. Cada equipe escolhe um expositor e socializa as respostas para a turma.
4. O professor complementa as explicações dos alunos, alinhando os conceitos e a metodologia utilizada na Matriz GUT
5. Cada equipe retoma o diagnóstico utilizado no bimestre anterior (incluindo os ajustes indicados) e monta sua Matriz GUT
6. O professor promove a consolidação dos dados, organizando-se uma Matriz GUT da turma.
Objetivos
Conhecer as ferramentas administrativas utilizadas na resolução de problemas;
Construir seu próprio conhecimento sobre o assunto;
Sintetizar e expor informações de modo claro;
Aplicar os conhecimentos conquistados em situações reais.
AvaliaçãoParticipação individual e coletivas das atividades
1º AnoProjeto Intraempreendedor na escola
3º BimestrreBuscando soluções para o problema
SemanaTópicoDuração
22Criatividade e processo criativo3 aulas
Habilidades
CódigoEM13EMP405.RJ01
DescriçãoCompreender o que é Criatividade e quais são as etapas do processo criativo.
MetodologiaMetodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em grupo.
RecursosSala de aula convencional; dispositivos com acesso à Internet; caderno, lápis, caneta.
Dinâmica
1 - O professor pergunta aos alunos "Quem é criativo?" A resposta vai demonstrar que a maioria das pessoa acredita não ser criativo
2 - Cada equipe recebe 10 ou 12 desenhos ou fotos de objetos do cotidiano (relógio, bicicleta, celular) e é avisado que receberão dois desafios.
3 - Cada grupo é desafiado a criar um NOVO USO para três dos objetos representados e apresentá-los à turma
4 - Cada grupo escolhe um expositor e apresenta os resultados para a turma.
5 - Como novo desafio, cada grupo deverá juntar DOIS ou TRÊS objetos em um novo produto e apresentar para a turma.
6 - O professor deve comentar as apresentações e explicar que os desafios serviram para aguçar a criatividade deles.
7 - O professor deve explicar que todo ser humano é essencialmente criativo e explicar as etapas do processo criativo (Observação - Refelxão - Ação).
8 - É solicitado aos alunos que acessem a postagem "Será que sou criativo?" e respondam à enquete proposta.
Objetivos
Compreender o conceito de criatividade;
Entender-se como um ser criativo;
Compreender e aplicar as etapas do processo criativo
AvaliaçãoParticipação individual e coletivas das atividades
1º AnoProjeto Intraempreendedor na escola
3º BimestrreBuscando soluções para o problema
SemanaTópicoDuração
23Como estimular a criatividade3 aulas
Habilidades
CódigoEM13EMP405.RJ02
DescriçãoEntender e aplicar técnicas para geração e avaliação de novas ideias.
MetodologiaMetodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em grupo.
RecursosSala de aula convencional; dispositivos com acesso à Internet; caderno, lápis, caneta.
Dinâmica
1 - Os alunos acessam, individualmente, a postagem "Desafiando a criatividade" e deixam um comentário.
2 - O professor estabelece de 3 a 5 sessões, cada uma com um desafio: os alunos resolverão um problema utilizando a metodologia sugerida na sessão.
3 - Cada equipe passa por todas as sessões.
4 - Após todas as equipes passarem por todas as sessões, elas socializam os resultados.
5 - O professor comenta cada técnica de criatividade utilizada.
Objetivos
Conhecer um conjunto de técnicas para estimular a criatividade.
Colocar essas técnicas em prática
AvaliaçãoParticipação individual e coletivas das atividades
1º AnoProjeto Intraempreendedor na escola
3º BimestrreBuscando soluções para o problema
SemanasTópicoDuração
24 e 25Encontrando soluções6 aulas
Habilidades
CódigoEM13EMP405.RJ02
DescriçãoEntender e aplicar técnicas para geração e avaliação de novas ideias.
CódigoEM13EMP301.RJ02
DescriçãoPropor e implementar soluções para problemas organizacionais de diferentes níveis de complexidade.

MetodologiaMetodologia tradicional de ensino sociointeracionista. Os alunos devem ser incentivados a inovar, liderar projetos, criar soluções e trabalhar em grupo.
RecursosSala de aula convencional; dispositivos com acesso à Internet; caderno, lápis, caneta.
Dinâmica
1 - Cada equipe retoma o diagnóstico realizado no bimestre anterior, já acrescido da Matriz GUT.
2 - Utilizando as técnicas que considerarem convenientes, cada equipe estabelece as soluções para os problemas.
3 - Socialização das possíveis soluções
4 - Pesquisa na Internet sobre como outras escolas enfrentaram e resolveram esses problemas.
5 - Estabelecimento do que será posto em prática pela turma.
6 - Os grupos acessam a postagem "Eu sou criativo!" e comentam como as técnicas os ajudaram a pensar nas soluções.
Objetivos
Aplicar as técnicas de criatividade e encontrar possíveis soluções para os problemas que a turma diagnosticou.
Estabelecer qual será o projeto de intraempreendedorismo que a turma implementará.
AvaliaçãoParticipação individual e coletivas das atividades

(Página em construção. Os links para as postagens relacionadas serão disponibilizados à medida em que as mesmas forem sendo publicadas)

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